A Doutrina do Evangelho e a perseverança dos salvos

Atualizado: 14 de dez. de 2021


“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus.” (II João 1:9)


A perseverança é um dos maiores focos na vida do cristão. Você pode imaginar um líder de sucesso que não persevera? Claro que não! Você pode imaginar um homem de negócio, em pleno êxito, que não persevere? Também, Não! Você pode imaginar um cristão, que quer ter uma vida de vitória, não perseverar? Claro que não! Em nenhuma das hipóteses se admite um cristão sem o FOCO ajustado. Eu teria dificuldade de seguir um líder que não fosse: Dedicado à Palavra; Dedicado à oração; Dedicado ao viver com Cristo. Somos justificados, temos a vida de Deus e o governo do Senhor modela nosso caráter.


“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão.” (Gálatas 2:16-21)


Você sabe que perseverar é uma tarefa árdua que muitos não conseguem. Muitos começaram uma atividade física, e não dão conta. Outros começam uma atividade de emagrecimento, outros uma atividade de estudar uma língua, outros de um trabalho secular… Por que não conseguiriam? Faltou a perseverança, uma das virtudes, “dons”, mais poderosas na vida de um homem e uma mulher de Deus. Apóstolo Tiago nos adverte que como líderes nascidos de novo, precisamos manter a perseverança, pois sem ela nossa vida estará endividada e nossos projetos falidos.


“Meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentardes várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)


Então, vamos ver: “A perseverança é um dos principais atributos que o cristão precisa ter para se manter firme em sua caminhada. Sempre existirão dificuldades; esses momentos nos abalam e nos deixam frágeis. Desistir, em meios às lutas, às vezes, parece uma saída mais fácil, pois viver para o mundo é mais fácil, sem dores, é como andar por um caminho sem obstáculos. Mas a vitória só nos alcança depois de vencida a guerra, se não há dificuldades, obstáculos, lutas; no fim não haverá a vitória. Por isso, precisamos ser perseverantes e jamais fugir de nossas lutas, pois nosso Deus nos capacita em cada batalha.


“Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; e também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.” (II Timóteo 3:10-14)


Renê Terra Nova

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo