Expresse sua FÉ através da Honra


“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.” (Romanos 12:10)


Essa foi uma semana incrível! Tratamos o tema sobre FÉ e Honra, e ainda insistimos em algumas LIVES, pois a nova geração perdeu a identidade da Palavra e não se move em FÉ, como a geração dos nossos pais. É um sincretismo religioso, travestido de uma graça exagerada, que não é o discurso de Paulo em Romanos. Confira: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” (Romanos 6:1-3). Nós não podemos entrar no mundo espiritual, sem exercermos os códigos de honra e com tanta deformidade de caráter. Por isso, devemos insistir na cultura da honra, pois não vejo esse discurso nem nas LIVES nem nos Cultos; e muitos ministros não tratam o tema com responsabilidade.


A fragilidade da geração não permitiu que muitos desenvolvessem a visão profética, não tivessem uma FÉ com ação e, claro, falar de honra se tornou um discurso que não atinge a mente nem desce ao coração. Vou fazer uma pergunta a você: Qual foi a última vez que você conversou com alguém da sua casa e família, seja biológica ou espiritual, que a honra foi tratada como princípio e não como cobrança? Então, nós estamos tendo muitas dificuldades em casamentos recentes, assim como na criação de filhos, pois para muitos o princípio da honra se tornou um incômodo e, ao mesmo tempo, uma afronta à cultura geracional.


Insistir com esse tema é tão nobre, assim como desgastante. Nobre, porque os filhos da honra darão a atenção devida e se mostrarão atentos e participantes dos ensinos bíblicos aqui destilados. Desgastante, porque a falta de conhecimento denúncia a pobreza de algumas lideranças em tratar o tema com a relevância que merece. A honra é um princípio para ser exercido durante a vida inteira e não um modismo para ser utilizado quando a crise se instala no nosso território. Tenho visto muitos líderes gemendo com família e lideranças rebeldes, que querem se distanciar da verdade em nome do aculturamento social.


Vamos enfrentar nossas debilidades e entender que a honra foi plantada para que a nossa FÉ ganhe expressão e seja aplicada com a responsabilidade que o princípio exige. Essa semana da Páscoa, ampliaremos o discurso.


Renê Terra Nova

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram