top of page

Homem de Dores e Sua aflição


“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.” (Isaías 53:4)


Jesus – o mais aflito de todos os homens. O que é uma aflição? É um tormento psíquico que desajusta qualquer ser, que deixa danos na alma, assim como somatórias de traumas. A aflição é a maior dor psíquica que pode ser interpretada na vida humana. Sentimento de dor física, emocional ou espiritual. Eu classifico como os resultados de maior relevância nos sentimentos.


Ânsia, Jesus teve ânsia na Cruz... o processo era o mais profundo possível, pois todas as vezes que Ele lembrava do que passaria na Cruz, por certo, sofria demasiadamente. A ânsia é uma sensação de aperto na região torácica ou peitoral, que leva o indivíduo a sentimentos sem diagnósticos. Uma pessoa ansiosa perde a oportunidade de ver exatamente o que está por vir na sua direção. Então, Jesus ficou ansioso por saber que a Sua Noiva passaria por momentos difíceis e não iria ter habilidades para resolver o problema sem Ele.


Você perguntaria: “Jesus era ansioso?”. Claro que não! Mas na Cruz, quando Ele assumiu o meu pecado, os meus sentimentos e as minhas dores, a ansiedade estava lá, como um dos sentimentos cravados na Cruz do Calvário. Mas, sabendo que Jesus era tranquilo, embora Sua liderança era firme e com resultados, nós, que somos esclarecidos, sabemos que o processo de dor incluía essa ansiedade que hoje assola a sociedade e tem adoecido a mente da humanidade. “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão bramando, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (I Pedro 5:6-9)


Essa aflição que aparece no texto de Isaías 53, e também no Getsemâni, é tenebrosa, quando Jesus tomando o lugar da humanidade, teve que revelar a angústia e a ansiedade da sua alma. Por isso, quando nós estamos AFLITOS, nessa ÂNSIA desenfreada, precisamos saber de um segredo: Todas as vezes que a aflição, ou ansiedade chegarem à nossa porta, nós precisamos aprender o caminho da CRUZ e passarmos por ela. Se você deixar na cruz seus medos e inseguranças, com certeza sairá vencedor e sua vida ganhará um novo processo de entendimento, que é pelo Calvário que você é sarado de todas as suas feridas. O Homem de Dores, quando assumiu a Cruz, não foi para me passar somente uma mensagem, foi para anunciar que se eu entender o tamanho da dor que Ele assumiu em meu lugar, terei condições de sobreviver aqui como alguém que desfruta do que foi conquistado por Ele. Porque Jesus assumiu minha DOR, eu ganhei o alívio na alma que estava sendo torturada pela aflição do mundo onde vivo.


Renê Terra Nova

_

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page