O bom ânimo para vencer a guerra


A instrução do bom ânimo não é humana é um “mandamento” sagrado. Desde os dias de Josué que o Senhor o instruiu com bom ânimo, com coragem e com força. Jesus traz essa instrução: “Tenha bom ânimo!” (João 16:33) – por vários motivos, um deles é mostrar para o cristão, seguidor dEle, que a aflição faz parte do treinamento, e só seremos aprovados se entrarmos, verdadeiramente, nEle. Então, quando Jesus nos ensinou a ter bom ânimo, Ele mostrou que é no meio da aflição. Não vamos ser aprovados em uma guerra que nunca lutamos, mas seremos condecorados pelas batalhas que vencemos. “Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.” (II Crônicas 20:17). Temos que sair a campo com a arma empunhada.


Tenho visto que as pessoas desejam um bom humor somente nos dias bons, mas se mostram depressivas e inconstantes nos dias maus. Se manter animado, enquanto a festa rola, é atitude dos comuns. Porém, se manter animado quando a aflição visita é reação de quem é tratado, isso mesmo, de quem se deixa ser curado por Deus, não fica abatido na hora da guerra, mas pega as armas de guerra e luta. Advirto, que não são armas comuns, são armas espirituais. “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12)


Não estou dizendo para você ser complacente ao problema, mas que você domine a situação. Nem sempre um sentimento de fracasso é uma derrota, e nem sempre vencer uma guerra foi uma vitória. Se no aparente fracasso de uma guerra ficou saldo positivo, celebre. Se na aparente vitória ficou sado negativo, reflita! Falamos da instrução que o Senhor deu a Josué: “Seja forte!”. Quando? Em todo tempo, até quando a situação contrária bater à sua porta, seja forte. Seja forte quando? Quando as circunstâncias estiverem dizendo não, seja forte.


Fomos enviados para isso. “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:7-9)


Renê Terra Nova

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram