top of page

O DISCURSO BÍBLICO DA PROSPERIDADE - Parte 33


“Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza fôsseis ricos.” (2 Coríntios 8:9)


A polarização das igrejas em tradição tem se tornado um vexame na visão de liberdade de expressão dos grupos mais abertos, como as Igrejas em Célula, pentecostais, neopentecostais e até mesmo aquelas que tem uma linha de menos tradição (tolerantes). Hans Kung, um teólogo católico, dizia: “Você deve ser singular e não exclusivo”. Quando eu era de uma linha de tradição, me achava, acusava, julgava e sentenciava meus irmãos de outras linhas teológicas, chamando-os de exagerados, infantis, obtusos, incultos e ‘desteologizados’. Onde aprendi esse padrão? Era uma modelação dos meus mestres, pois quando era acadêmico, achava meus mentores intelectuais e insuperáveis, e suas ‘teologizações’ eram minha bússola para não me perder no espaço da tradição. Eu sei como eles pensam, sentem, agem e qual o conteúdo deles, porque fui de lá, de dentro da academia. Porém, eles não sabem como pensamos, sentimos, agimos, e ignoram nosso conteúdo, é como se fôssemos uma ofensa às suas nobres “teologias”. Eu fico com Hans Kung, aprendo ser singular e não exclusivo, pois a singularidade gera unidade “sem ecumenismos”, mas a exclusividade levanta a bandeira da soberba e a queda está anunciada (Provérbios 16:18)


Bem, vou precisar mostrar algumas coisas até para você saber que um pensamento de tradição que não tenha filtro poderá matar uma geração. “O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.” (Mateus 23:11-13). Aqui vai um alerta: Na verdade, esse texto, elucidado pelo Dono da Bíblia, JESUS, denuncia a arrogância e desrespeito pelos que não possuem a mesma conduta acadêmica. Quando o farisaísmo entra os assassinos da fé se mantêm vivos no plantão, para provocarem uma eutanásia espiritual na direção daqueles que querem sobreviver em meio à tanta religiosidade enrustida de “falsa santidade”.


Por essa razão, a Igreja vem sofrendo e agonizando por causa de tantas injúrias. Observe esta abordagem infeliz: “Em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber (1864-1920) defende o acúmulo de riqueza por meio do trabalho e do esforço, – presente na doutrina calvinista –, como condição indispensável para uma vida feliz. Como uma abrangente visão da ética do trabalho na lógica da produção do capital. Feito este esclarecimento, sigamos em frente. De acordo com Érico Tadeu Xavier – pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia –, o predecessor da Teologia da Prosperidade foi o pastor batista americano Essek William Kenyon (1867-1948).


Curiosamente, Kenyon não apresentava nenhum conhecimento formal de teologia, tendo passado por várias congregações. Quando decidiu abandoná-las, passou a adotar formas distintas de interpretar a relação de Deus com os fiéis. Não tardou para que os ensinamentos de Kenyon ultrapassassem fronteiras. Foram vários os fatores que lhe permitiram divulgar suas ideias, mas o principal foi o desenvolvimento de empreendimentos milionários levados a cabo em nome da fé e amplamente noticiados pela mídia”. Com sua consciência teológica e seu preparo hoje, você concordaria com eles? Um adventista ditando prosperidade e desvios de conduta de caráter teológico? E as escolas adventistas, suas clínicas, seus hospitais e seus empreendimentos? Qual o nome que se daria a essas teologias? Fiquemos atentos, pois nossa visão vem de Sião e a ideia de ser próspero não é nossa, é do próprio Deus!

___


HONRA

A prosperidade é o legado do líder que cumpre o princípio da honra. Obrigado pela honra na minha direção!

___

CONGRESSO INTERNACIONAL

Já fez sua inscrição?! Aqui: https://www.mironline.com.br/internacional 

___


M12

Essa visão de conquista de território nos alcançou e trouxe para nós muito êxito ministerial, e as lideranças foram treinadas para cumprir a missão e o IDE #EuSouM12

___


FESTA DOS TABERNÁCULOS

Se você sabe a importância de ascender a Israel nesse PORTAL da prosperidade, com certeza, não ficará de fora. Além de você ser abençoado, seu crescimento espiritual dará um salto de 5 anos. Procure uma DESSAS AGÊNCIAS e faça uma viagem na legalidade: Gaditas (19) 98167-1921, Viagem Perfeita (31) 99314-0201, Gurion (51) 99299-3707, Moriah (21) 98397-5452, Adventure (71) 98232-1693 e LINSÔAH (11) 96428-9293.


Renê Terra Nova

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page