Primícia, a Semente do Começo (Parte 06)




Primícia é um tema pouco discutido, não é doutrina de ROMA, é princípio de Jerusalém, por isso os leigos da ISRAELOLOGIA ou Jerusalemologia ignoram ou rebatem. Mas somos da doutrina de Sião, é isso que importa, e o fundamento que usamos é o ensino dos Apóstolos; isso tem sido nossa base. A teologia comum fica em crise, enquanto desfrutamos do princípio que tem desatado muitas vidas e edificado nossa fé. Os testemunhos são inúmeros, pois essa semente não é para enriquecer quem recebe, é para abençoar quem dá.


Existe uma expressão rica na Bíblia para primícia, aqui a Bíblia usa também a palavra re'shiyth que é procedente da mesma raiz que ro'sh (cabeça); ou primeiro, começo, melhor, principal, princípio, primeiro parte principal, parte selecionada, ou PRIMÍCIA. Essa é a primeira palavra do Gênesis. Começo! Ou seja, tudo vem de uma origem. A Bíblia é fundamentada na origem. Se tivéssemos SOMENTE o Novo Testamento, com a doutrina exclusiva de Jesus, o Cristianismo seria abençoado, pois Jesus é nosso TUDO. Porém, com a riqueza da primeira aliança (Começo), ou seja, Antigo Testamento, ou Primeira Aliança, somos mais ampliados até para compreensão de quem é Jesus. “PRINCÍPIO do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Marcos 1:1-3)


Essa palavra re'shiyth (RESHIYTEH) aparece 49 vezes e é traduzida como: princípio, primícias, primeiro, principal, primogênito e ressaltando a qualidade, a melhor parte (Dt 33.21), o melhor do designado (1 Sm 15.1), o primeiro estado (Jó 8.7), obra-prima (Jó 40.19), fonte (Jr 49.35), nova (Os 9.10), e excelente (Am 6.6). Por isso, quando nos fundamentamos na Palavra, somos enriquecidos. Inclusive, esse texto está fundamentado em João. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. […] Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:1-5; 12-14). “Ele é o Beresiyt, a Primícia de tudo”. Então, quando eu entendo sobre primícia me reporto ao início, quando tudo começou, nEle, JESUS (Colossenses 1:13-18), confira!


Renê Terra Nova

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo