Ser leal em qualquer circunstância


“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.” (Provérbios 27:5,6)


Não é fácil manter o padrão da lealdade com tantos ensinos paralelos. Porém, o texto bíblico acima nos desafia. Diria que, de fato, esta é uma verdade: Melhores são as feridas feitas pelo amigo que é leal, aquele que amamos, do que os beijos de quem libera engano sobre a nossa vida.


O que significa isso? Creio que nós que somos adultos “maduros” espirituais, podemos ver que vivemos numa sociedade que negocia muito os valores, e por estarmos sempre em rotas de colisão por declaramos o princípio da lealdade no nosso ciclo social, somos até achincalhados. Mesmos sendo massacrados, muitas vezes, por defendermos valores, nós não podemos nos intimidar em meio a esta guerra, até porque temos uma geração nos observando, e vemos que eles estão desejosos em aprender como se mover na lealdade. Mas para quê? Bem, a sociedade desconstruiu todo pensamento de Deus na mente do nosso povo e vamos precisar muito das ferramentas divinas para plasmar a vida de Deus nas geografias onde trabalhamos.