Ampliando a geografia da minha mente (Parte 10)


“De sorte que haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus.” (Filipenses 2:5)


Você já observou que sua mente não fica em ponto morto, que por 24 horas a mente não para? Então, a mente reproduz hoje o conteúdo de ontem e fica todo tempo maquinando contra nós e as nossas convicções. O texto de Romanos é uma chave para abrir as janelas da alma, e nos mostrar que se não nos amoldarmos às verdades de Deus, a geografia mais importante que possuímos vai conceituar o mundo, e não vamos desfrutar da vida abundante que Jesus fala escancaradamente em João 10. Mas a visão paulina, que enfatiza uma mente saudável, é uma bússola para quem quer viver uma vida plenamente moldada às verdades do evangelho.


“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)


Cristo jamais nos faria uma promessa que Ele mesmo não tivesse experimentado na Sua glória e aqui na terra, e nos ministrasse coragem para tomarmos posse aqui dessas verdades. Nossa alma tem muitas coisas que precisam ser restauradas, assim como propostas boas para se agregar um novo conteúdo. Não é fácil manter a geografia da mente saudável com as informações plurais que recebemos. Até quando vamos ficar sujeitos aos mísseis que tentam demolir as riquezas dessa geografia? A palavra de Cristo é o conteúdo mais poderoso que possuímos, mas poderá ser facilmente destruído se nós não vigiarmos e, voluntariamente, deixarmos culturas estranhas possuírem essa geografia.


“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo.” (Romanos 8:5-7)


É uma guerra intensa! Mas não conheço nenhum líder de sucesso pleno que não tenha exposto a geografia da alma nas mãos de Deus, e essa mente ter sido preenchida pelos conteúdos que favoreçam tanto a nós quanto àqueles que caminham a nosso redor. A pergunta central aqui é: Quanto vale sua mente? Essa pergunta é insistente, e vai perdurar por algumas outras vezes, até entendermos a bênção que é possuirmos uma mente saudável e mantê-la límpida diante de nós mesmos que somos guardiões desse patrimônio. Se os pensamentos ruins são confeccionados por essa mente, qual é a fonte dos pensamentos bons? Eu não possuo duas mentes: Uma, para pensar em coisas boas; e outra, para produzir pensamentos maus. Então, tudo que você é ou está, não existem dois responsáveis. A autorresponsabilidade deverá ser assumida para que possamos manter a mente saudável e uma vida encaminhada para vitória. Cuide dessa geografia e seja protagonista da sua linda história de êxito.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram