top of page

Conhecendo o Estado das suas Ovelhas



LIVE 15/05 – Para Pastores e Líderes


“Procura conhecer o estado das tuas ovelhas...” (Provérbios 27:23)



Nossas ovelhas são nosso tesouro! Nossas ovelhas:

  • Acreditam em nós de todo o coração;

  • Recebem nossos decretos proféticos e os confessam;

  • Sentem-se apascentadas;

  • Acreditam na nossa condução: CAJADO e VARA.


O que as ovelhas precisam? As ovelhas precisam de apascentamento.


As verdadeiras ovelhas não admitem vozes estranhas, elas se assustam e solicitam a presença do Pastor. As ovelhas não admitem duas vozes, elas são de MEMÓRIA AUDITIVA, elas são SELETIVAS e afinam a audição com a voz do líder.


As ovelhas ficam desestressadas quando o Pastor fala, pois a segurança delas está na voz do seu Pastor. Isso é muito forte! Porque você, Pastor, é amado pelas suas ovelhas.


“A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (João 10:3-5)



Existe uma ordem divina: “PROCURE CONHECER O ESTADO DAS TUAS OVELHAS”.


Conhecer é proteger a geografia e não permitir visitações estranhas. Conhecer é fazer ações de socorro.


E aqui quero deixar uma reflexão: Como estão suas Células, os 12, a Igreja e os discípulos?! É responsabilidade sua conhecer e ajudar da melhor forma. Porém, como conhecer? Com 3 ações:


1ª Ação – Física / Material


É nossa responsabilidade TOMAR CAUSAS. Usar nossa inteligência administrativa para socorrê-las. Procurar recursos de sobrevivência. Nossas ovelhas que não têm o PÃO, precisam ser alimentadas. E isso somos nós quem vamos resolver. Procure quem pode ajudar com esses suprimentos.


2ª Ação – Emocional


Muitas bombas na mente das ovelhas. Elas ficam inseguras e precisam de descanso psíquico. Portanto, façam áudios diários, vídeos e deem a elas segurança profética. Nós podemos ajustá-las emocionalmente. Todo Pastor é um “Psicólogo Inato”; é um dom divino. Vamos usar esse dom bem.


3ª Ação – Espiritual


Nós somos a confiança de Deus para blindarmos a nossa geografia espiritual. Por isso, nossas ovelhas precisam desse pasto, para que desenvolvam sua fé. Vacine as ovelhas contra o “lobo”.


CHAVE DE OURO: Sempre tenha uma chave de ouro para o seu rebanho. As chaves podem ser pequenas, mas elas abrem portas grandes. Uma pequena chave pode abrir portas extraordinárias. Nós temos essas chaves.

Quais são as chaves? Conhecer que:


1. Investir nas Ovelhas Maduras. As ovelhas podem ser maduras, mas quando são ovelhas não podem ficar desassistidas. O lobo não seleciona carne nova ou carne velha, ele deseja uma ovelha. Por isso precisamos investir até nas ovelhas mais maduras, para que não entre visitação estanha.


2. Ovelha não pode ficar sozinha. Há um adversário de olho nela (LOBO) para tratá-la sem piedade. Lembre-se Pastor: Neste exato momento tem lobos cercando suas ovelhas. Dobre a atenção! O mundo cibernético é uma ameaça para o DNA auditivo da sua ovelha e pode afetar a MEMÓRIA AUDITIVA DO REBANHO. “NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.” (João 10:1-3)


3. É na debilidade da ovelha que o salteador aparece. Por isso precisamos conhecer o estado das ovelhas, pois nesses céus de fragilidade, podemos perder muita gente que o salteador fez um X na direção deles. “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.” (João 10:12,13)


Não vamos subestimar! Vamos CONHECER O ESTADO DAS NOSSAS OVELHAS.

Existe uma instrução divina do resultado do nosso trabalho.


1. Colocar o coração sobre o teu rebanho. (Isso é muito sério).


Amar o rebanho e pagar o preço por ele. Se meu coração estiver no rebanho, eu não deixarei que outros, que não merecem minha confiança, setem a mente do rebanho, pois o meu coração envolvido poderá trazer resultados jamais sonhados. “põe o teu coração sobre os teus rebanhos.” (Provérbios 27:23)


2. Agradecer que o rebanho é nosso tesouro. Deus nos deu esse tesouro para que nossa vida seja plena. “Porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração?” (Provérbios 27:23)


3. Saber que o rebanho veste o Pastor. alimenta sua família e dá suprimento aos servos. “Então os cordeiros serão para te vestires, e os bodes para o preço do campo; e a abastança do leite das cabras para o teu sustento, para sustento da tua casa e para sustento das tuas servas.” (Provérbios 27:26,27)


Bem, se conhecermos o estado das nossas ovelhas vamos ter trabalho, mas desfrutaremos de resultados poderosos e uma mudança de sorte por completo, pois a saúde física-material, emocional e espiritual do rebanho estará em perfeito estado e nossa história de liderança consolidada.


Renê Terra Nova

521 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page