top of page

Presente nesse primeiro dia da semana, Domingo (Parte 07)


“Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” (I Coríntios 15:23)


Quando você começa a ler as Sagradas Letras, e conhece um pouco do original, o fascínio é estampado no rosto. Olha essa variedade sobre primícia: Aparcheh é uma outra palavra encontrada para PRIMÍCIA e, claro, que a amplitude é significativa. Cristo é identificado por direito, e por reconhecimento, meritocracia, PRIMÍCIA em tudo. O que você vai ler agora personifica quem é o Primeiro, e quem está no comando, CRISTO! “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” (I Coríntios 15:23)


No grego, no Novo Testamento, a palavra primícia é assim traduzida a partir de aparchē, formada das palavras archomai e apo, cujo sentido é, literalmente, “separar a parte inicial”, a “primeira coisa a fazer”. Há também o sentido, segundo Strong: 1) ofertar primícias ou primeiros frutos. 2) tirar os primeiros frutos da produção da terra que era oferecida a Deus. A primeira porção da massa de farinha, da qual os pães sagrados eram para ser preparados. Daí o uso do termo para pessoas consagradas a Deus para sempre. 3) pessoas que superam aos outros da mesma classe em excelência. Acho essas conotações fantásticas e desafiadoras diante das doutrinas tradicionais; nos motivam a raciocinar.


Esses pensamentos são de nobreza. De onde vieram esses pensamentos? Alguém dirá do Judaísmo! Pois bem, não foram do Judaísmo, pois o judaísmo não existia quando foram estabelecidos esses princípios, na verdade, o Judaísmo nasceu por causa dos princípios aqui ensinados, pós-cativeiro babilônico, para serem sustentadas as doutrinas do Senhor, pois eles estavam infectados com outras culturas. O Cristianismo veio do Judaísmo, todos que pregaram o Evangelho tinhas ligações com a comunidade judaica, inclusive JESUS. Nós, cristãos, nascemos no fundamento apostólico para que a vida de Jesus seja expandida em nós e os Seus princípios não sejam violentados (Atos 2:37-47).


Alguém diz: “Mas Jesus não entregava primícia? E dízimo, Ele entregava? Não só o fazia, como Ele é a Primícia de todas as coisas. “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito (re'shiyth (RESHIYTEH)) de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Colossenses 1:15-18)


Continua…


Você terá uma semana abençoada. Independente das circunstâncias, o Senhor lhe dará GRAÇA.


Renê Terra Nova

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page