top of page

A Doutrina do Evangelho


“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.” (II João 1:9)


Esse tema é desafiador! Encontrar o Evangelho dos evangelhos nos dias de hoje se constitui em encontrar diamante fora da rocha. Mesmo com a Bíblia na mão e as exegeses perigosas no arraial dos santos, nós podemos encontrar um evangelho que não represente Jesus e Sua Palavra. Vamos nos ater ao que as Escrituras Sagradas dizem e trazer algumas versões das Sagradas Letras que têm sido apregoadas por aí. Toda virada de década, aparecem os moveres que devem ser observados de que espírito procedem, esse é o conselho mais prudente.


“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.” (I João 4:1-6)


Longe de mim desejar ser maior que ninguém e acreditar que a verdade sem crítica está comigo, assim como não está com você. Na verdade, só Jesus tem e é a Verdade que liberta. E não devemos nos comportar como religiosos obtusos, que acreditam que estão corretos e os outros estão sem centralidade. Na verdade, quando essas vozes se levantam, se autoafirmando que são absolutos, podem fugir desses, pois não há verdade neles. Jesus, ensinando a Palavra, os religiosos O contrariavam, querendo lhe ensinar que a religião deles era melhor do que a do Cristo. E fica esta lição: Quando você não sabe o que fazer contraria até o Dono da Verdade.


“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:31-36)


Então, o que vem a ser a doutrina do Evangelho? É a repetição do discurso, afiados no que Jesus disse, e não colocarmos em suspeita a visão que o Mestre nos trouxe. Muitas vezes, estamos em um cenário que alguns não conhecem nada sobre Jesus e Sua Palavra e entram em discussões teológicas, em temas que não dá para alimentar nem tão pouco promover discussões, pois a Igreja está apaixonada por Jesus e Sua doutrina e não a doutrina de homens que querem ensinar a Jesus como deve ser uma vida “espiritual”.


Você tem ideia do quanto um fermento leveda a massa? O primeiro ensino sobre o assunto, foi Jesus quem fez, e o alerta sobre o amor ao mundo e seus desvalores, são temas que não podem ser desprezados nem tão pouco serem ministrados sem conhecimento. O mesmo Deus que chamou vai nos capacitar, não apenas a darmos uma melhorada na doutrina, mas a termos conhecimento do que estamos ministrando.


Uma nova geração chegou, e com ela demandas horrendas, e debaixo desse desafio, vamos fazer 3 coisas:


1ª Mostrar Jesus pelo bom testemunho no nosso caráter.

2ª Estudar a Palavra para melhor atender os necessitados do Senhor.

3ª Examinarmos os discursos para ver de que espírito procede.


Aos infiltrados, que de forma sorrateira desejam destruir, ou roubar nosso trabalho, a saúde da vida de Cristo em nós nos capacitará para a mudança de caráter de muitos que desejam caminhar em Jesus.


Renê Terra Nova

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page