top of page

A Doutrina do Evangelho e a Doutrina de Cristo (Parte 10)


“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” (II João 1:9-11)


A seriedade de João nessa carta tão pequena, mas de grande relevância doutrinal, nos mostra o compromisso e pacto que devemos ter, e que não vale a pena investir tempo, energia, dons e talentos em pessoas que não valorizam seu trabalho e denigrem seu esforço. Na vida, sempre seremos surpreendidos, não vamos fugir dos prevaricadores, mas não seremos isentos dos blasfemadores, que não medirão esforços para poupar você de terríveis desgastes físicos, emocionais e espirituais. Isso mostra que a vida é uma arena em que somos testados em todo tempo. Manter a doutrina de Cristo como um candelabro aceso no nosso caráter é privilégio de poucos.


“Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:36-39)


Mas o problema não está naqueles que nos abusam, está na nossa postura de se permitir ser invadido. Descobri, ao longo da vida, que quanto mais você se afasta de algumas pessoas, mais você ganha saúde mental. Sim, é como se esses indivíduos vivessem jogando mísseis no nosso campo mental, e contaminado o território da nossa alma. Muitos, prevaricando contra a doutrina de Cristo, e nos ofendendo nas suas condutas reprováveis.


Mas, o que é prevaricar? Se conservar na mesma identidade, sem proposta, ou esforço de mudança; ou exceder em importância; levar vantagem em tudo que faz; preponderar, predominar. Ou seja, é criar ofensas àqueles que estão disponíveis a ajudar. Talvez, por você conhecer um outro contexto de prevaricação, você não assimile o quão danoso é ter um prevaricador na equipe, ou nos relacionamentos, os ofensivos da boa conduta. O que a Palavra diz:


“Esse tal não possui a doutrina de Cristo.” Ora, se você percebe que aquele a quem você “confia” não tem a doutrina de Cristo, então, porque manter relacionamento de confiança, _DAS COISAS DE CRISTO _, nas mão dele. Então, ou nos curamos, ou deixaremos prevaricadores destruindo o conteúdo de Cristo na geografia onde vivemos.


A postura de rupturas com prevaricadores é dolorosa, mas conservar os prevaricadores no território é desastroso. Em I Coríntios 5, Paulo dá todos os alertas dos que são prevaricadores e desenvolvem síndromes de culturas pagãs, e pervertem a cultura do Reino e a sã doutrina de Cristo. O problema de a Igreja caminhar em passos largos para ser progressista, não está no povo o descaminho, está nos líderes a falta de postura. Temos visto que quanto mais você doutrina na Doutrina de Cristo, desafios novos aparecem no território. Porém, o que fazer? Nós vamos silenciar e aparentar que não vimos? Seremos nós prevaricadores juntos a eles? A doutrina de Cristo nos limpa e o poder da PALAVRA nos transforma.


“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:3-5)


Então, nossa missão de sermos conservadores da sã doutrina de Cristo, não nos dará conforto, na verdade ficaremos desconfortáveis, porque não se tem aceitação da boa conduta em qualquer geografia. O que faremos? Nos entregaremos aos ensinos extravagantes progressistas, ou resistiremos blindados com a armadura de Deus? Qual o conselho de Apóstolo João? Se afaste dos que fazem mal ao Evangelho e pervertem a Doutrina de Cristo.


Renê Terra Nova

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page