top of page

A Doutrina do Evangelho e a Doutrina de Cristo (Parte 22)



Sou um avaliador de comportamento, e me emociona ver alguém que nasceu em Cristo desfrutando do Reino e da doutrina que mudou sua vida. Olhar a identidade de alguém que nasceu debaixo da Doutrina de Cristo para outrem que não teve base teológica são diferenças gritantes, uma distância do sol para lua e da lua para o sol. Uns se movem afirmando o que a PALAVRA diz, e outros se amoldam ao que o homem fala. Doutrina de homens destrói identidade, a Doutrina de Cristo reformata pessoas. Quando eu era jovenzinho, nasci em uma Igreja de ordem Batista, bereano em toda minha hermenêutica, tinha por costume sempre me respaldar no que a Palavra fala. Cheguei até a ser “zoado” com um chavão: “Assim a Bíblia diz”. De fato, eu não falo nada quando a Bíblia diz tudo.


Edmeia Willames diz: “Eu decoro a Bíblia e ganho fama de sábia”. É verdade! Quem repete a Bíblia não erra, mas erra quem quer aferrar seu discurso. Nem religioso escapa da Doutrina de Cristo, quando essa entra no coração. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (João 3:3-8)


Os sábios, por mais instruídos que sejam, jamais terão o poder de competir com a Doutrina de Cristo. Do leigo ao erudito, do homem do campo aos mais poderosos empresários, todos precisam da mente de Cristo e da doutrina que faz nascer um homem no padrão da Bíblia. A vida em Cristo Jesus é fascinante. Tenho sido instrutor de muitos empresários bem-sucedidos, na verdade, eles não desejam uma aula de Coaching, eles querem a medida de Jesus e a estatura de Cristo na vida deles, pois possuem o sucesso no mundo dos negócios, mas lhes falta a pessoa que muda os negócios da vida.


“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” (Efésios 4:13-16)


Tenho visto um mover de salvação, mas também tenho sentido que muitos não querem uma aventura cristã, querem um compromisso com Jesus e sua doutrina. Estão cansados do mundo e suas concupiscências, e desejosos de uma vida que não se obtém na geografia que eles viviam. Como a Igreja é uma geografia do Céu na Terra, essas pessoas chegam famintas de Deus e Sua Palavra, não podemos oferecer o que as Sagradas Letras não autorizam nem colocar à mesa o alimento diferente do que Jesus ensina; por isso, precisássemos nos posicionar em Jesus e sua doutrina se quisermos oferecer o pão sem fermento.


“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:15-17)


Renê Terra Nova

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page