top of page

A Mesa dos Príncipes (2)


“Bem-aventurada tu, ó terra, quando teu rei é filho dos nobres, e teus príncipes comem (à mesa) a tempo, para se fortalecerem, e não para bebedice.” (Eclesiastes 10:17)


Uma geração que nunca ouviu sobre monarquia não poderá entender coisas simples como se comportar em uma mesa. Na cultura monárquica, o sentar da mesa é um dos momentos mais nobres, pois as instruções são relevantes e as estratégias precisas. Nossa geração é informal; não sabe como se comportar nem como conduzir os descendentes que estão à mesa. Em nome da modernidade e atualização, perdemos o respeito e a conduta correta em um dos lugares mais consagrados, a mesa da casa.


Você já ouviu muito a expressão: “Sentar no lugar de honra”. Às vezes, falamos: “Quem se senta à cabeceira, paga a conta”. Que coisa né?! Mas é verdade! Quem se senta no lugar de destaque é o nobre daquela reunião; seja em casa, seja em um lugar social.


Meu desejo pessoal: Eu queria, de verdade, um dia, me sentar em uma mesa de príncipes (sem julgamento) para aprender a etiqueta e degustar das conversas ali elaboradas. Claro que deve ser muito diferente, da hora que você chega e se senta até o momento que você se levanta e sai. Mas qual o conteúdo que foi elucidado ali?!


Somos uma geração muito mal educada. O progressivo tirou nossa comunhão, arrancando a mesa de nós e plantando uma modernidade nociva. Você está se avaliando e dizendo: “Como eu gostaria de ter tido uma mesa mais bem elaborada, que pudesse ter ensinado melhor meus filhos para colher resultados inigualáveis...”. Mas há tempo! Podemos ser devolvidos à cultura da Bíblia em que os filhos se sentam à mesa para refazer as forças e não para tolices. “Bem-aventurada tu, ó terra, quando teu rei é filho dos nobres, e teus príncipes comem (à mesa ) a tempo, para se fortalecerem, e não para bebedice.” (Eclesiastes 10:17)


Uma mesa de bêbados tem conversas de tolos, uma mesa de sóbrios tem conversas de nobres. Para ser um bêbado e romper princípios, não precisa ingerir álcool. Uma pergunta: As últimas conversas que você teve à mesa da sua casa, promoveu uma salutar resposta ou alimentou enfermidades?


Deve ser terrível uma mesa tóxica, na qual seus membros se agridem e não há respeito entre os que ali estão. Por isso, eu gostaria de absorver a cultura da mesa de príncipe, em que a condição seria de instruções de mudanças, estratégia para saber conquistar os territórios e muito ensino que plasmasse em entendimento do propósito.


Nossas mesas estão contaminadas com a cultura de ímpios, e os resultados não estão agradáveis. A Palavra nos ensina assim: Abençoada é a terra, onde o Rei e seus filhos se assentam à mesa para que suas forças sejam restauradas e não para manterem conversas de bêbados. Uma mesa em que a inteligência de diplomacia é revelada e, com certeza, as amenidades são colocadas de lado.


Creio que vamos avaliar melhor a mesa que nos sentamos e, claro, estamos prontos para nos assentarmos às mesas nas quais os nobres têm acesso.


Renê Terra Nova

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page