top of page

Ansiedade, Jesus conceitua essa enfermidade como mental (2)


“No mundo você vai ter ANSIEDADE, mas tenha BOM ÂNINO, Eu venci o mundo.”


A ansiedade é coisa do mundo, ou seja, a ansiedade faz parte do sistema global. Cabe a mim lutar para vencê-la, ou me entregar, como um indivíduo que não sabe lutar pela sua porção. Tenha Bom Ânimo!


Eu jamais iria para uma guerra que o General dissesse que nela eu seria derrotado. Assim como, seria terrível seguir o Messias dizendo que: Eu teria aflições e não venceria. Precisamos alimentar nossa mente de boas expectativas, ainda que não vençamos toda guerra.


Nossa mente é um dos maiores tesouros que possuímos, mas o adoecimento dela é uma das maiores catástrofes que o ser humano possa experimentar. No meu ministério, ao logo de largos anos, conhecendo pessoas de perto, pude perceber que muitos gozam de saúde mental e que, além de serem saudáveis, dão resultados producentes, ou seja, excepcional bom testemunho. Porém, o bipolarismo e outras nuances de neuroses desenvolvidas não podem ser subestimadas na vida de outros tantos.


Um dia, eu perguntei para um doente mental: Por que você escolheu essa Igreja para congregar? Ele fixou os olhos para o Céu e disse: “Porque aqui eu encontro paz pra minha alma. Mas quando eu saio daqui sou atormentado”. Talvez você diga: “Era demônio!”. Eu diria: Sim! Poderia ser. Mas, nesse caso, ele passou por perturbação mental, oriunda de um desastre familiar e um acidente de trabalho que fez com que ele ficasse desacordado por muito tempo. Era doença mental mesmo, não podemos ignorar o índice de pessoas adoecidas na mente que congregam conosco.


Os acidentes psíquicos são grandes e graves e, muitas vezes, não temos habilidades para lidar com a atenção e responsabilidade necessárias. “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10:38). Quem está narrando esse fato é um médico, doutor Lucas. Inclusive, aconselho você a ler um livro, que eu li quase 30 anos atrás: _Lucas, médico de homens e de almas.


Renê Terra Nova

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page