top of page

Ansiedade pode ser vencida pela Fé



“Porque andamos por fé, e não por vista.” (II Coríntios 5:7)


A ansiedade começa quando a confiança termina. É visível como as pessoas se denunciam no campo da insegurança, é como se não existisse ferramenta de auxílio, elas se lançam nas suas obscuridades e cavam trilhando por labirintos sem guia. O resultado é que se perdem no universo delas mesmas.


A falta de confiança faz com que as pessoas entrem em pânico por coisas grandiosas ou pequeninas. Nossa sociedade, com 18 milhões de ansiosos, não poderá dar resultados diferentes do que temos visto. Então, é de bom alvitre que se detecte quais as causas para entrarmos na raiz do problema. Nada será mais poderoso do que o exercício da fé, e por isso nós não devemos ficar abatidos com as situações atípicas que surgem no nosso território.


Existem vários diagnósticos “fechados” de bipolaridade e transtornos mentais como a Síndrome de Burnout e outros diagnósticos que geram dependência de ansiolíticos, porque uma ferramenta poderosa não foi usada.


Que ferramenta é essa?


A FÉ!


A FÉ é o firme fundamento das coisas que não se esperam e a certeza das coisas que não se veem, mas que se confessam até obtê-la. Precisamos exercitar a FÉ se quisermos vencer nossas crises do século. A FÉ é a arma mais poderosa que Deus nos deu para vencermos os problemas físicos e espirituais, e as dificuldades naturais e sobrenaturais. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: Que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I João 5:1-5)


Quando nós estamos dentro do campo da FÉ, a ansiedade se torna uma causa pequena, não é que ela não existe, mas é que pode ser vencida. Os que trabalham com liderança precisam ser esse modelo de segurança. Imagine você sendo um líder ansioso, desprovido de FÉ, pessimista, sem perspectiva do futuro, com certeza traria muitas interrogações na sua liderança, pois todos observam nosso modelo de FÉ. Não estou dizendo que você nunca ficará ansioso, mas que vai enfrentar e tratar. E esse tratar, em alguns casos, tem que ser de forma profissional e acompanhamento pastoral, com um líder saudável.


O vírus do século é a ansiedade e a vacina é a FÉ. A FÉ nos ministra paciência para administramos os transtornos que surgem no nosso território. “Meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentardes várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)


Renê Terra Nova

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page