top of page

Ansiedade, uma angústia de morte. Você pode evitar!


“Então lhes disse: A minha alma está cheia de angústia até a morte; ficai aqui, e velai comigo.” (Mateus 26:38)


Não sei qual é o nível da sua angústia, mas quero assegurar que você sairá vencedor, pois esse processo é uma prova para ser burilado na fé. Quando eu vejo que a ansiedade está tomando conta das emoções das pessoas e afetando seu estilo de vida, alguns gatilhos são acionados na minha liderança. Eu começo a me perguntar o porquê de a Igreja estar tão distante do discurso para a prática? Poucos investem na alma humana. Essa ansiedade está em muitos, desde os membros mais ativos a grandes líderes institucionais, vemos que assa angústia está detectada em todas as esferas.


Como ajudar essas pessoas? Uma coisa que me deixa à vontade é que Jesus tratou o tema com responsabilidade e não com desdém. Inclusive, Ele teve uma das maiores angústias (ansiedade) que o ser humano pode enfrentar: Consciência do Calvário. Todos nós temos os nossos calvários particulares e não vamos vencer as etapas da vida ignorando dores. “Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.” (Mateus 26:38)


É no startar da ansiedade que vamos externar a desconfiança, ou provar que estamos firmes na doutrina de Cristo. Uma das coisas mais perigosas é você pôr a confiança em você mesmo, acreditar cegamente em pessoas que não podem ajudar porque não são habilidosas para isso e, o mais grave, não depositar a fé suficiente em Deus que pode livrar você desse laço. Não é que você não possa ter ansiedade, óbvio; mas não deve aceitá-la como se fosse o café matinal e a companhia das suas madrugadas. Lance sobre Ele toda a ansiedade, porque Ele tem cuidado de você, como está escrito em I Pedro 5:7.


Tem gente fazendo da ansiedade seu travesseiro noturno e da angústia sua companhia diária. Jesus esteve no Getsêmani, mas não viveu no Getsêmani; não viveu em angústias, mas não escondeu quando sentiu. Jesus era homem sujeito a qualquer paixão, mas correu para o PAI e buscou socorro do Alto. Você sabe, quando Jesus esteve na sua maior angústia, seus discípulos dormiam e não puderam ajudá-lo.


“E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.” (Mateus 26:40-42)


Renê Terra Nova

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page