top of page

Desconstruindo a Ansiedade


Esse tema está mexendo com todos, embora seja tão antigo quanto a Bíblia, pois o ser humano tem a tendência de estar ansioso quando algumas situações batem à porta. Jesus lidava com o tema com precisão. Existem algumas coisas que não conhecemos o contexto, mas com certeza houve um motivo para Ele abordar o assunto de ansiedade. Veja Mateus 6:34, que diz: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia as suas dificuldades.”


O que precisamos para vencer a Ansiedade? Ter a consciência que ela existe e tem que ser vencida nas suas fases mais diversas. Então, cuide da sua saúde mental e invista na sua saúde emocional. Você vai dizer que tem não como, porque está preso à finanças, mas eu tenho uma instrução para você. Qual? Selecione quem e o que você ouve, e mude seu padrão de vida. “Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir. Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.” (Provérbios 19:20,21)


Não deixe que as notícias e situações do cotidiano roubam sua paz e tire sua esperança. É difícil, mas precisamos de resiliência. Tecnicamente, quando estamos ansiosos nosso cérebro aciona gatilhos, e ficamos com alguns sintomas aparentes, pois se libera Adrenalina e Cortisol, aí adoecemos mesmo, porque mandamos informações para as glândulas renais, liberando outros hormônios para que acelere o coração e dispare a frequência respiratória.


O que é ansiedade? É um desconforto psíquico. Existem algumas maneiras de identificar a ansiedade: Ansiedade fraca ou leve, Ansiedade Moderada, Ansiedade pesada, Ansiedade Forte, Ansiedade crônica, Ansiedade preocupante... todas merecem uma atenção especial e uma ajuda clínica. O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: Aflição, angústia, perturbação do espírito, inquietação, sufoco. É causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo. Quando vencemos fases de ansiedade, estamos aprovados nas guerras que surgirem.


Renê Terra Nova

66 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Quando descobri que estava ansiosa foi pior do que está, más lançando sobre Jesus e trabalhando minha memória é desconstruindo cada dia a ansiedade tenho conquistado território.

Like
bottom of page