top of page

Homem de dores, Líder angustiado


“Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos sofrimentos.” (Isaías 53:3)


Não ignore sua dor, mas não super valorize sua crise. Dentro desse contexto que você verá seu motivo de ficar ansioso não é motivo de ficar aflito, embora você tenha todos os motivos pra ficar. Não houve na história um líder com maiores dores e angústias do que Jesus. Em muitos episódios, vemos o Mestre gemendo e até suando sangue para que fosse aprovado no destino e no processo, e a sua direção não fosse ignorada. Quando olho para o meu Modelo, Jesus, Ele não foi poupado das Suas crises nem poupado das Suas dores.


Nesse processo todo não ouvimos dEle murmurações, mas, antes, a exaltação do Nome do Pai. Se o Senhor permitiu que o Seu filho fosse provado para ser aprovado, nós não estamos isentos de um teste para saber quem, de fato, somos diante do Senhor. “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:31,32)


Agora você vai entender o porquê de não termos tantos motivos para ficarmos angustiados. A angústia que Jesus passou tem o tamanho de TODA a humanidade. Quero lembrar que nenhum outro ser humano, jamais, em sua história de vida, passará por tanta angústia – “ansiedade” – como o nosso Senhor enfrentou. Por isso, Ele tem legitimidade de nos orientar e pautar nossa jornada nos encorajando e animando a guardar a fé e restaurar o ânimo. “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.” (Judas 1:20). Ou entendemos o processo, ou emprestaremos nossa boca à murmuração, saindo da rota do Espírito e dando oportunidades a demônios.


Até mesmo os céticos, quando escrevem sobre as doenças “de alma”, como exemplo, a ansiedade, admitem que precisamos desse Pilar Espiritual para sermos melhor acompanhados e a cura se apressar na direção dos que precisam. Quem não precisa? Quantos medos! E uma das maiores bênçãos é vencer a ansiedade tomando o remédio da confiança.


Parece que algumas situações pararam nossas vidas e é como se entregássemos nosso destino ao estranho e deixássemos de confiar no nosso Amigo íntimo, Jesus. Toda ajuda será bem-vinda, mas não existe ninguém que tenha experimentado tanta dor como Jesus, que esteja tão habilitado a ajudar como o Senhor. Você não concorda?

Renê Terra Nova

71 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page