top of page

Jesus e o Calvário


(Marcos 8:34)


Quantas vezes olhamos para o Calvário como um lugar solitário e exclusivo, mas o calvário é compartilhado com quem nasceu de novo. Não existe plano humano ou projeto divino que não envolva nossa parcela, por isso que o Homem do Calvário, Jesus, disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Marcos 8:34)_. Porque as pessoas querem contemplar a cruz como um ato de exclusividade, quando, na verdade, servi-lO implica em renúncias pessoais. Sirvo a Jesus há mais de 40 anos, com meu coração queimando na presença dEle, totalmente apaixonado e desejoso em agradá-lO, expandindo Seu Reino. Por mais que eu me esforce, não serei, em nada, comparado aos mártires do primeiro século. Quem diz que servir a Jesus não tem sacrifício, ignore esse discurso dos mentirosos, pelo fato do Dono do Evangelho solicitar uma cruz particular na caminhada com Ele.


Às vezes, queremos uma caminhada fácil, como desculpa de não tratarmos nossos impulsos e darmos lugar à carne. Paulo nos adverte: “Não deis lugar ao diabo, ele é vosso adversário.” (Efésios 4:27). Nossa caminhada com o Homem do Calvário é compreender o sentimento que Ele assumiu no Gólgota e, claro, sermos partícipes da Sua alegria e, também, da Sua dor, caso contrário, não valorizaremos a tão grande obra que foi conquistada na cruz. “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios.” (I Pedro 4:13-15)


Somos convocados a participar de tudo que o Homem do Calvário conquistou, e não estamos isentos das responsabilidades que nos foram impostas. Claro que nós vivemos na graça, isso é uma verdade inconteste, mas não podemos negociar nem subestimar o que Ele conquistou por nós. Por isso, os que nasceram de novo e inauguraram sua nova vida em Cristo andarão em novidade de vida e jamais negociarão a obra que fora instalada no caráter. “Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.” (Romanos 6:5-10)


Renê Terra Nova

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page