top of page

Lealdade com paixão e com compaixão



Parte 1


Não sei se você lembra, mas dois anos atrás, quando escrevi sobre lealdade, ensinei que uma das palavras usadas para a lealdade é chesed, palavra hebraica para leal, traduzida como misericórdia, graça, carga de emoção por aquilo que fazemos.


Nestes tempos, mais que nunca, temos visto a necessidade de agirmos com chesed, com a lealdade com paixão e com compaixão. naquilo que fomos chamados por Deus. Precisamos nos emocionar por aquilo que estamos fazendo.


A palavra chesed, lealdade com paixão, refere-se à lealdade que emociona. Não emoção da alma que vem e vai, mas você se emocionar pelo que faz? Eu sempre digo que aquilo que não faz você chorar de alegria não é o foco da sua chamada. Minha afirmativa é porque ao longo desses anos já vi muitos chorando mais de tristeza do que de alegria, e essa não é a proposta do Evangelho para os filhos de Deus.


Se onde você está rouba a sua paz e é pesado demais, saia daí, porque, com certeza, esse não é o lugar de Deus para você. Chesed é você ter alegria pelo que faz e não carga de dor.


Não estou dizendo que não existem momentos de dor, mas eles não são maiores do que os momentos de prazer e gozo no Senhor.


Quando somos leais, nos emocionamos pelo que estamos fazendo, porque fazemos com paixão e temos compaixão pelas vidas. Portanto, suas emoções precisam estar nos lugares ordenados. Não gaste nem invista suas emoções naquilo que não traz resultados positivos.


Se você não se emociona no que está fazendo, pode ser porque você não foi chamado para isso. Claro que o ministério não é um convite somente de conforto, tem também muito confronto e lutas, mas ainda assim temos a alegria de saber que Ele nos fortalece.


E é nos momentos de confronto que vemos a ação de Deus trazendo ajuste e nos ordenando. E assim seguimos com mais paixão ainda e mais reflexivos quanto à nossa chamada, porque todo convite à reflexão produz uma mudança. A lealdade é um convite à mudança. O chesed leva você a mudanças profundas. Quando somos confrontados e mudamos, entendemos a proposta e nos apaixonamos.


Renê Terra Nova

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page