Lutando contra a Ansiedade


Na Ansiedade, temos duas propostas de saídas: ou LUTAMOS ou FUGIMOS. Ou lutamos para nos sentir vivos, ou nos entregamos. É isto mesmo! Lutar é uma atitude nobre que nos faz pensar como sairemos das situações que entramos, todas pelos caminhos que construímos, e não temos a direção para vermos saídas viáveis. Nenhum de nós irá sair de um problema sozinho, sem entender que o Senhor é o resolvedor de toda e qualquer crise que enfrentamos.


Nós não podemos ignorar que as lutas chegam e que muitas são as aflições de um justo, mas o Senhor nos livra de todas. A maior saída de toda e qualquer dificuldade é buscar em Jesus soluções; nem sempre vamos vencer, como a nossa expectativa aponta, mas a experiência nova nos consolidará. Nós vamos vencer com o nosso coração confiante nEle, pois Ele é o Autor e Consumador da nossa fé, e Ele nunca falhará conosco!


“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. “Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.” (Hebreus 12:2,3)


Ou você enfrenta a Ansiedade ou foge dela. Porém, fugir não resolve. Você sabe que não é fácil enfrentar problemas nem tão pouco resolvê-los, mas precisamos nos posicionar e gerar coragem em Deus para sairmos de toda e qualquer crise que queira se instalar na nossa vida.


Mas o que é Ansiedade? Na visão não técnica é um desconforto físico e psíquico; agonia, aflição, angústia, até mesmo medo. Isso desencadeia Ansiedade e nos faz entender qual o processo que precisamos avaliar, até para não nos deixar ser envenenados pelos problemas da vida. Mas, temos uma ansiedade que encontramos na Bíblia: Quando a confiança em quem pode nos ajudar, que é o Senhor Jesus, essa confiança é minada pela circunstância, ficamos como que anulados nas resoluções.


Ouça este conselho. “Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele. Também ele será a minha salvação; porém o hipócrita não virá perante ele. Ouvi com atenção as minhas palavras, e com os vossos ouvidos a minha declaração. Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo.” (Jó 13:15-18)


Na nossa vida vamos passar por muitas situações de desgastes, mas isso não pode execrar a nossa fé nem nos extrair do caminho santo, nem tão pouco drenar a centralidade de Jesus na nossa vida. O que precisamos fazer? Se a ansiedade está batendo à porta, eu vou usar minha fé para recepcioná-la, e saber que: Mesmo que eu não esteja com as respostas que interpretei que seriam as mais viáveis para mim, eu vou me manter inabalável na Rocha da minha Salvação, Jesus.