
Descobrimos que os letárgicos, os que não aceitam ser proativos, são viciados no estágio temporário. Eles se alimentam de autocomiseração. Então, quando você encontrar um líder dizendo: “Bem, não tenho isso, por causa disso e daquilo.... Eu não consegui isso, por causa de fulano...”. Fique atento!
A verdade é que os letárgicos vivem no estado de autocomiseração, de autopiedade. E sabe o que é pior? É que muitas vezes nós ficamos respaldando esses sentimentos no coração deles. Vemos que é como se eles não quisessem alçar voos, não quisessem voar, não querem fazer o novo, não querem fazer acontecer, estão se protestando, porque são viciados, porque criaram uma cultura dentro deles de impossibilidade, e compactuamos com esse ambiente adoecido. É, eu sei que é como se fosse uma guerra contra a nossa própria produção.
Eu quero liberar decretos para você, sua vida, sua liderança, sua casa, sua família, seus negócios, porque todo líder precisa ser proativo e produtivo, ter conteúdo e ter resultado. Mas líderes letárgicos são muito bons no estágio temporário, vivem de temporalidade.
E qual o problema disso? É que dessa forma não cumprirão o chamado. E por mais que alguns gostem de ser assim, que não queiram mudar, que digam que são lentos mesmo, não podemos deixá-los assim. Quero dar algumas sugestões: incentivá-los a fazer Coaching, Master Mind, Cursos de Habilidades de Liderança, Mentoria Confiável, procurarem psicólogo, buscar ajuda profissional, e se precisar, até de uma orientação mais profunda de um psiquiatra, contanto que não neguem o resultado que podem dar.
Um conselho para líderes, desde a casa mais simples até a empresa mais poderosa. Líderes, acordem! Vamos ser melhor treinados. Marido, até quando você vai passar a vida sendo empurrado pela sua esposa? Mulher, até quando você vai passar a vida sendo empurrada pelo seu marido? Até quando você vai passar a vida sendo empurrado pelo seu chefe o tempo todo? Saia desse vício cultural, desse vício do estágio temporário. Permita-se ser alçado em algo muito maior, muito melhor e muito expansivo.
Renê Terra Nova
Comments