top of page

O líder de êxito é proativo


Na Bíblia, encontramos a história de José, que foi um líder proativo, um solucionador de problemas que sabia ativar a sua liderança pessoal, assim como a liderança de todos que passavam pela vida dele.


Eu me identifico muito com a liderança de José, porque enquanto líder, eu crio mobilidade e exercício de produção para os que são meus liderados. Porque a proatividade não consiste apenas em você ser um líder proativo, mas ativar a sua liderança, os que estão sob o seu comando.


Como líder, sei quem são os líderes proativos com que posso contar. É só acionar esses líderes que eles respondem de imediato. São aqueles que acreditam nos seus sonhos e gestam resultados com você para que esses sonhos se realizem. E você pode pensar aí: “Mas e os que não dão resultado?”. Bem, esse é um problema deles. Aqueles que não respondem, também não tem os resultados que poderiam ter se escolhessem ser proativos ao lado do líder que está sobre eles.


Paulo Vieira diz: “Cada um tem a vida que merece!”. Ora, se você é uma pessoa que dá resposta e que tem crescimento, com certeza, será visto na sua geografia. Agora, se você é uma pessoa que não dá resposta às mínimas tarefas que são colocadas nas suas mãos, você mesmo está criando os seus resultados de fracasso. Contudo, se você quiser, pode fazer parte da classe dos solucionadores de problemas.


Um líder de êxito proativo não é letárgico em nada que faz, pelo contrário, às vezes é preciso até desacelerar, devido a vontade de avançar que ele tem. E isso pode causar medo em alguns que fogem de um líder assim. Agora, a verdade é que os que querem mudar e ser proativos também, mudam a sua cultura de fazer. Proatividade e letargia não caminham juntas, jamais.


Eu quero fazer uma pergunta para finalizar essa devocional: Você acredita que é um líder proativo ou que ainda precisa sair da letargia? Você acredita na sua liderança? Se você fosse líder sobre você, você teria prazer em seguir você como líder? Pense nisso!


Continua...


Renê Terra Nova

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page