top of page

O Líder vence a carne e anda no Espírito


“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” (Gálatas 5:16-25)


Como homens de Deus e líderes que somos, precisamos vencer as obras da carne e andar no espírito, pois o rebanho que estamos cuidando pertence ao Senhor. Daí a importância do nosso conteúdo ser de sabedoria e de inteligência para apascentar o rebanho do Bom Pastor.


Jesus é o Pastor do rebanho. Esse rebanho tem destino seguro. Gosto da frase: Os céus são o nosso destino. A Terra é a nossa missão. Estamos em missão! E você tem convicção da missão que Deus confiou a você?


Alguns recebem a missão de ser advogado, médico, engenheiro, enfermeiro, profissional liberal... todas essas missões possuem prazo de validade aqui na terra, mas são missões. Só que a missão aqui na Terra acaba, a missão de um Pastor resulta na eternidade. Começamos uma obra que nunca termina, é um ministério que merece honra.


A Palavra diz que aquele que almeja o episcopado, excelente obra deseja. Então, eu vou desejar a obra do episcopado, porque é uma obra do Espírito na minha direção.

E podemos lembrar da promessa do Senhor de que Ele daria Pastores segundo o coração dEle para apascentarem o rebanho com inteligência e sabedoria, como vimos nas devocionais anteriores.


Então, não podemos ser Pastores segundo o coração de Deus, cheios de obras da carne. Como seremos partícipes da grande multiplicação cheios de mazelas. Não temos como multiplicar o rebanho assim. A alegria de qualquer Pastor é ver o rebanho em expansão. Quanto mais o rebanho cresce, mais o Pastor se alegra. Só que um Pastor mergulhado na obra da carne, perde essa alegria.


Deus tem um rebanho grande e confia que eu e você vamos cuidar das Suas ovelhas. Temos que guardar essa chamada de responsabilidade. Todo Pastor que cuida do rebanho com sabedoria e inteligência se torna líder de uma grande multiplicação. E essa multiplicação não está ligada a quantidade de pessoas apenas, mas às vidas que o Senhor confiou a você.


As pessoas que estão debaixo de um Pastor que vence as obras da carne, se tornam matrizes para uma grande multiplicação. Ovelha multiplica ovelha e Pastor cuida de ovelha e forma líderes e Pastores. E assim o rebanho se multiplica.


A missão do Pastor é a de proteger o rebanho, os discípulos, os Pastores, Bispos, Apóstolos. Acredite, em meio às dificuldades, ainda assim estamos vivendo um momento de oportunidades. E a pergunta é: O que você vai fazer com isso? Da minha parte, estou me organizando para ser um Pastor da inteligência e sabedoria, que vive no espírito e luta contra a carne. E você?



Renê Terra Nova

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page