top of page

Os Servos Preparando o Caminho



“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mateus 20:28)


Que exemplo o do Noivo, vir para servir. Existe alguém mais importante que Jesus? Claro que não! É uma retórica. Em tudo Ele serviu a Sua Noiva e deu o exemplo de humildade. Em tudo vemos esse espelho do servo e como isso tem peso no resultado de conquistas. Não existe impactos sem exemplos. Na verdade, você verá esta frase algumas vezes: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Quem mais poderia ser o modelo de servo a não ser esse Noivo maravilhoso.


Todos nós precisamos de estímulo. Às vezes, alguns até falam sobre servir, mas a conduta é de ser servido. A humanidade absorveu um perfil de escravização e, às vezes, em casa, no trabalho e na sociedade temos a cultura de escravizar os outros, até mesmo inconscientes. Mas, a verdadeira liderança liberta seus filhos e não subjuga “seus” servos.


A Noiva não pode querer ser servida. Essa é a impressão que dá, que a Noiva virou senhora e o Noivo, seu servo. Não há uma linha de mãos dupla, é como se a Noiva estivesse explorando a boa vontade do Noivo. Às vezes, eu veja algumas mulheres ABUSANDO da boa vontade dos seus Maridos, assim como alguns maridos ABUSANDO das esposas, como se eles tivessem casado com uma doméstica que tem que dar conta de tudo. São senhorzinhos batendo palmas e acionando suas escravazinhas de luxo para lhes servir. E essa cultura foi absorvida e muitos acham que podem um explorar o outro quando, na verdade, precisamos aprender a servir, em todos os sentidos.


A Noiva tem que estar pronta para servir


O Noivo da Igrejatem esse perfil modelo, por isso não devemos nos levantar contra o princípio de servir. Quem quiser ser grande tem que aprender a ser pequeno, quem almeja ser servido, tem que dar o exemplo de servir. Muitos exigem que alguns sirvam, mas falam de serviço sem prestar essa honra a outros e fazer seu papel de servir na prática e não no discurso. A Igreja se tornou um campo de ociosos, em alguns casos de oportunistas, não me refiro aos vocacionados, mas àqueles que não têm sinais de chamada, mas se aproveitam do Reino para construírem suas vidas pessoais.


A Noiva não precisa seguir modelos errados


Muitos modelos equivocados estão sendo copiados, alguns humanistas e outros sem nenhum compromisso com Deus e a Sua Palavra. Estava eu em um ambiente muito organizado, mas a conduta de homens comuns, sem nenhum compromisso com Deus e a Sua palavra, e uma pessoa de confiança me disse: “Vamos fazer isso na Igreja? É disso que precisamos?”. Fiquei olhando para essa pessoa e perguntei firme: Você está falando sério? Ele disse: “Sim! Precisamos nos modernizar!”. Eu disse: Modernizar sim, Mundanizar não! Existem modelos que não servem, pois a unção fica escassa e os valores do Reino comprometidos. Os modelos que tiram a Igreja da centralidade precisam ser descartados, mas o modelo que leva a todos ao caráter de servo, esse precisa ser consolidado.


A ordem é: Eu vim para servir e não para ser servido, foi o que Jesus disse. Todas às vezes que entramos com nosso serviço, estamos dizendo ao Noivo que Ele pode contar conosco na construção do caminho.


Renê Terra Nova

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page