top of page

Reconstruindo meus pensamentos


“Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem tampouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoes ao rico; porque as aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam notícia do assunto.” *(Eclesiastes 10:20) Não é fácil entender os pensamentos humanos nem lidar com tantos raciocínios que não aprovam nosso padrão de viver e outros que fogem da nossa maneira de pensar. Como governar esses pensamentos? Muitas vezes, sofremos por precipitar assuntos acerca de nós mesmos e pecamos por julgarmos os outros com algumas falsas interpretações.


Claro que por sermos seres inteligentes, estamos o tempo todo possuídos de pensamentos, porém como podemos evitar de tê-los, se os mesmos não fazem para nossa vida e liberam hormônios que adoecem nosso corpo? Durante essas séries que foram trabalhadas, notamos que uma das maiores riquezas que o homem possui é quando ele sabe pensar bem de si mesmo e não interpretar a visão de vida do outro como se fosse juiz sobre todos. Lembram de Daniel que orava a Deus e o Senhor revelava no quarto os pensamentos do rei? O capítulo 2 é uma prova de que tudo que falamos e pensamos têm um peso no mundo espiritual. Somos responsáveis por aquilo que conservamos nos nossos pensamentos. “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jeremias 29:11-13) A conservação de alguns dos nossos pensamentos ou nos absorvem os nos condenam. Nós que somos filhos do Reino, precisamos melhorar o padrão de conversa na nossa maneira de pensar, assim, com certeza, teremos um resultado muito mais ampliado na nossa maneira de agir. Nossos pensamentos que não são conforme a Palavra do Senhor precisam ser reconstruídos, para não sermos apanhados em julgamentos que não convém a um santo. O texto de Eclesiastes é um alerta que todos os nossos pensamentos ganham asas e voam em direção ao destinatário, é como se fôssemos denunciados na nossa conduta espiritual diante de Deus e dos homens. Veja e análise: “Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem tampouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoes ao rico; porque as aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam notícia do assunto.” (Eclesiastes 10:20) É como se estivéssemos sendo provados todo o tempo e um alerta viesse ao nosso coração com a insigne: Cuidado com os seus pensamentos!. O rei David começou a contra argumentar com Deus, e chegou a insinuar que tinha uma ódio perfeito pelos seus inimigos, depois retroage dizendo:


“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139:23,24).


Esse arrependimento deve entrar no nosso coração todas as vezes que um pensamento inoportuno nos visitar, seja a nosso respeito ou a respeito de outros. Renê Terra Nova

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page