Rosh Hashanah

No pôr do sol de hoje, 18 de Setembro, começou o Rosh Hashanah, um evento muito aguardado pelo povo judeu e que marca o início de mais um ano no calendário hebraico.


Em Israel, é grande a expectativa para a chegada do ano 5781, ainda que as restrições da pós-pandemia devam diminuir algumas celebrações nas ruas.


Porém, dentro das casas, a data continua sendo marcada por seus significados profundos e proféticos. E muitas famílias vão manter a tradição de se reunir para comer maçã 🍏🍎 e mel 🍯 e declarar um ano novo doce e feliz.


No hebraico, a palavra Rosh significa Cabeça, começo, e Hashanah significa Ano. É uma celebração para lembrar o nascimento do primeiro ser humano criado por Deus, Adão. Os judeus acreditam que neste período o Senhor os convida para voltar às raízes hebraicas e para a prática do jejum e do arrependimento, seguindo o ensinamento do livro de Joel 2:15 que diz: “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.”


As pessoas costumam fazer uma profunda meditação, analisado os seus atos no ano que passou, pedindo perdão sincero pelos erros, se desfazendo de mágoas e outros sentimentos ruins e se preparando para o ano novo.


Segundo a tradição, em Israel, neste período, várias trombetas são tocadas e o som do shofar faz um chamado, um alerta, para que todos entrem em reflexão, tanto coletivamente, enquanto nação, quanto individualmente. É um convite para um despertar de arrependimento e de proximidade com Deus.


Feliz Ano Novo Bíblico!


Renê Terra Nova

10 visualizações
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

sempreservo12@

yahoo.com.br

(92) 98114.1212

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

©2020 by Renê Terra Nova

Av. Coronel Teixeira, 5001, Ponta Negra, Manaus,

Amazonas - Brasil