top of page

Sabedoria para vencer a ansiedade


A sabedoria é um presente dos céus. Se soubermos usá-la, na ocasião apropriada, com certeza, viveremos dias de domínio interior. Um dos maiores segredos na vida de um líder é conhecer a gestão espiritual e não ignorar a gestão emocional. Você saber se perguntar como está seu estado de alma, e procurar razões em Deus para sair de qualquer ansiedade é uma das maiores saúdes no campo emocional, detectada na vida de um líder saudável.


“Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” (Salmos 42:9-11)


Por que somos ansiosos? Somos ansiosos, porque não fomos instruídos a dominar sentimentos. O ser humano “é” emocional, e os que nasceram de novo têm experiências no espírito, mas não podem ignorar que possuem emoções. Somos espírito, alma e corpo, e precisamos estar conservados irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus Cristo, como está escrito em (I Tessalonicenses 5:23).


Jesus trata o tema com genialidade, mostrando que as pessoas podem desenvolver ansiedade por causas grandes, ou por causas pequenas. O tratamento, na estrutura de alma, não foi ignorado por Jesus. A instrução é: “Vocês não precisam ficar ansiosos por coisa alguma”, e as pistas são dadas em João 16:26-33. Estamos desnecessariamente ansiosos, principalmente por causas comuns, que ocupam nossa mente e enfraquecem nossa fé. Acredito que um pouco de sabedoria faria bem para não caminharmos com ânimo dobre nem deixarmos que nossa confiança seja minada. Sabedoria para termos mais coragem de avançar nunca é pouca, e sabedoria para extrairmos a ansiedade da nossa conduta diária sempre será bem vinda.


Vejo alguns líderes querendo ser super-heróis, e não respeitando seus limites emocionais, muitos deles estão com sérios problemas e a falta de sabedoria não tem dado espaço para que a ansiedade seja vencida.


“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:5-8).


Tem uma geração que não despreza o tema “ansiedade” e, com sabedoria, vencerá essas crises que assolam a Igreja. Jesus mostra que com sabedoria seremos esclarecidos e a ansiedade não ficará sendo uma tortura de alma diária na mente dos nossos líderes. “Tenha bom ânimo!”.


Renê Terra Nova

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page