top of page

Um líder de esforço (1)

Atualizado: 26 de ago. de 2020


“Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.” (Isaías 41:6)


Um líder de esforço é aquele que ajuda seu irmão, ao mesmo tempo que o incita a se esforçar. Parece que cada vez mais tem sido difícil descobrir potencialidades na liderança, porque muitos têm dificuldade de se permitirem deslanchar nos seus dons e chegar no patamar de líder que podem alcançar. “Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (I Timóteo 4:14-16)


Por isso, sempre digo que não é e não será fácil formar um líder, construir um líder com inteligência cognitiva, emocional e espiritual. Por que? Porque, por mais incompreensível que seja, alguns não querem sair de dentro de si mesmos para estabelecerem liderança. E mesmo que tenham potencial de líder, preferem ficar na condição de liderados. Porém precisamos nos expor como um bom soldado de Cristo, ou o lavrador que sabe o tempo de plantar e colher. “Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.” (II Timóteo 2:3-6)


Precisamos de esforço


Sem esforço, facilmente desistimos. Precisamos aprender a escalar montanhas sem desistir em meio à jornada. Porque você, como líder que vê o potencial nos discípulos, não pode desanimar quando eles não querem desenvolver a liderança, pelo contrário, tem que insistir nesses até que se descubram e cumpram seu propósito na Terra.


Você terá êxito com todos? Provavelmente, não! Mas o êxito que tiver, será bênção para o Reino. O importante é não desistir e sempre colocar o olhar no Autor e Consumador da nossa fé, Cristo JesuS. "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.” (Filipenses 3:14-17)


E os que não querem crescer em liderança, serão abandonados? Claro que não! Você segue com esses, e pode ser, que, no meio da caminhada, eles entendam que estão sendo construídos, mas sem forçar liderança. Você segue contribuindo e respeitando. Cada um na luz que tem...


Continua...


Renê Terra Nova

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page