©2020 by Renê Terra Nova

Av. Coronel Teixeira, 5001, Ponta Negra, Manaus,

Amazonas - Brasil

Uma Noiva sem manchas

Atualizado: Mar 13



“Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem MANCHA, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5:27)


Você já observou que algumas vezes aparecem manchas no corpo e que muitas pessoas nem dão importância ou não se atentam para isso? Mas quando manchas surgem no corpo, como pano branco, melasma, vitiligo, psoríase, acne, dermatite, melanoma... Precisamos saber que é necessário procurar um médico, de preferência um dermatologista para examinar as manchas, de forma que não se avolumem, e se tiver alguma nocividade ser tratado com responsabilidade. De igual forma é a nossa mente, o inimigo e as situações adversas começam a OPRIMIR, e se não agirmos dentro do tempo, essas coisas se avolumam.


Escrevi esses dias sobre a necessidade de parar o diabo e os seus inícios. O adversário sabe como começar e tenta nos paralisar em meio a jornada, fazendo duas coisas:


. Criando um problema que não existe;


. Agigantando o problema no nosso arraial.


Muitos de nós não têm estrutura de resolver o problema que nós não criamos, por isso precisamos buscar em Deus estratégias para que esses problemas sejam diluídos. Na maioria das vezes, no campo da liderança, nós estamos tratando um problema que não desenvolvemos, e isso desgasta muito, tanto nossa vida como daqueles que caminham a nosso lado. Você precisa de muita inteligência emocional para, dentro de um curto circuito, se manter calmo e não atingir os que não têm nada a ver com isso.


Somos, de direito e de fato, líderes que precisam ser melhores cuidados. Essas manchas que citei acima são uma alerta que nossa pele não está hidratada, alimentada e muitos tipos de vitaminas e sais não estão sendo produzidos pelo nosso corpo. Nós que temos responsabilidade dobrada com os resultados das nossas demandas, precisamos nos observar para quando as coisas saírem do lugar, o adversário não ganhe vantagens.


Nesta série, você sabe que muitas palavras estão sendo ministradas e você está recebendo oxigênio para agir com prudência, sem desgastes emocionais, mantendo a calma e se esmerando no que a Palavra exorta: “Lançando sobre ele toda a ansiedade, por ELE cuida de vós.” (I Pedro 5:7). O que eu vejo: São como as manchas que hoje possuem nomes científicos, mas no passado eram chamadas de LEPRÓS, uma palavra originada do grego que quer dizer: MANCHA. Os estressados, os oprimidos, os problemáticos, ou aqueles que cultivam os problemas possuem esse tipo de LEPRÓS, que na tradução literal é LEPRA. É isso que a opressão faz, coloca uma mancha negra na alma (mente) destruindo nossos neurônios, nos fazendo escravos de situações pelas quais não conseguimos sair sozinhos.


Não podemos agigantar esses problemas, uma vez que a maioria deles nós não os causamos; as circunstâncias geram isso, e eu sei que ficamos até com essas manchas e assaltados por muitos. Porém, a Igreja é uma proposta do Noivo, e essas manchas não vão permanecer nem na pele nem na alma. Descanse! Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. (Efésios 5:26,27)


Renê Terra Nova

7 visualizações
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram